Já baixou o What3Words: o aplicativo de localização que pode salvar vidas com apenas 3 palavras?

aplicativo de localização que pode salvar vidas com apenas 3 palavras

O What3Words é um aplicativo de geolocalização que dividiu o planeta em 57 trilhões de quadrados, facilitando o endereçamento de um local muito específico, sendo extremamente útil para encontrar pessoas. Na Inglaterra, por exemplo, os policiais pediram para que todos fizessem o download do aplicativo no aparelho celular. 

Antes de mais nada: o que é geolocalização? Vamos imaginar essa história: você chega em casa após um longo dia de trabalho. Ao pegar o celular, nota que tem uma mensagem de um aplicativo de comida oferecendo desconto para um pedido no restaurante que atende a sua região. Ao abrir o app, você vai se deparar com várias listas e diferentes tipos de comida oferecidos próximo a sua residência. Você escolhe o seu favorito. Faz o pedido. O motoboy recebe o seu prato, olha no GPS do seu celular e vai realizar a entrega. Percebeu que desde a mensagem com o cupom de desconto até o recebimento do pedido existiu a presença de um serviço de geolocalização. 

Apenas 3 palavras para achar qualquer lugar no mundo.

Os celulares são muito modernos. Ainda mais os de hoje em dia. Não é à toa que são chamados de smartphones. Mas, mesmo assim, por mais que os sistemas de geolocalização dos aparelhos sejam úteis e precisos, em algumas vezes eles acabam sendo um pouquinho imprecisos. Com certeza você já se confundiu ao seguir orientações dos aplicativos de localização e mapas, justamente pelas grandes diferenças apresentadas entre a pequena – ou grande – tela virtual do celular com a realidade. E aí que entra a ideia do app de localização What3Words.

O conceito por trás do app é muito simples, pelo menos os criadores acham: eles dividiram o mapa do mundo em 57 trilhões de pequenas áreas de 3m x 3m, e cada local tem um grupo de 3 palavras único, para que não haja ambiguidade entre nenhum endereço. O endereço da Torre Eiffel, em Paris, é: “///enregelante.norteando.ligeiros“.

Você pode conferir o endereço onde você está, ou qualquer outro no mundo, pelo o site oficial do app: https://what3words.com/. Lá, além dos endereços, é claro, você pode escolher pesquisar por palavras fornecidas por alguém. 

E no site da Decoskin, você pode comprar as capinhas mais modernas do mundo em um só lugar. Acesse e escolha a sua. 🙂

Apps da Guarda.

O app de geolocalização What3Words é só um exemplo de aplicativo que salva vidas. Autoridades de vários países recomendam que as pessoas tenham esse aplicativo no celular, já que o mesmo já ajudou a salvar várias vidas. Como foi o famoso caso de um grupo de jovens britânicos que se perdeu ao fazer uma trilha em uma floresta afastada. Essa história ganhou notoriedade pelo fato do avanço tecnológico ter ajudado esses jovens a acharem uma ajuda. Ao ligarem para o serviço de emergência local, a galera foi instruída para baixar o What3Words e fornecer as 3 palavras. Bingo! Após poucos minutos, a polícia já estava no local de resgate. Em alguns países, como a Mongólia, por exemplo, o sistema de 3 palavras foi adotado como o serviço postal oficial. E serviços de viagem, como o Lonely Planet e o Airbnb, também já fazem uso da tecnologia do app.

E a gama de aplicativos que salvam vidas é variada. Tem app que chama ambulância, tem app que aciona o parente mais próximo e tem app que até chama a polícia durante um possível crime. 

CrashDetech.

A ideia desse aplicativo é de uma empresa da África do Sul. O CrashDetech monitora as viagens dos usuários usando a função detecção de smart-drive, que consiste na análise dos acelerômetros dos próprios smartphones, que são sensores presentes no aparelho para medir a força da gravidade, movimento e impacto. Após o acidente, o aplicativo consegue ativar a geolocalização do motorista e mandar para a ambulância mais próxima. E as funcionalidades do app não param por aí: os paramédicos que forem atender a vítima pode consultar o histórico médico que foi enviado junto com a localização.

SOSmart.

Um outro aplicativo semelhante ao CrashDetech é o SOSmart, desenvolvido no Chile. O diferencial é que ele envia alertas para uma lista de contatos de emergência pré-cadastrados pelo usuário em caso de acidente. O algoritmo único do também aplicativo de geolocalização usa dados de testes modernos de acidentes de trânsito. 

One Touch Response.

Esse aplicativo para segurança pessoal já é sucesso na Índia. O OTR permite que os usuário envie um sinal de alerta para o centro de controle da empresa que criou e app. Segundo a empresa, equipes de assistência imediata são acionadas assim que o usuário der o comando, chegando ao ponto desejado em questão de minutos. O app trabalha com um sistema de contato único, semelhante ao 911, o número de emergência dos Estados Unidos. Porém, esse serviço do aplicativo é pago, como se fosse uma assinatura. Outros parecidos são: o bSafe, no EUA, e o WatchOverMe, na Malásia.

Salve Maria.

O aplicativo Salve Maria é uma criação que foi desenvolvida pelo Governo do Estado do Piauí visando a proteção das mulheres. O intuito do app é fazer com que as mulheres envie denúncias de forma anônima. Essas denúncias de casos de violência são enviadas direto para as autoridades policiais. Ele ainda traz um feature muito interessante: o botão de pânico, que manda um alerta para a viatura de polícia mais próxima da ocorrência.

Entretanto, para esses aplicativos e serviços funcionarem perfeitamente, precisa de uma infraestrutura montada para receber e atender a demanda de forma segura e eficiente. Ter o mínimo de conexão é essencial. Imagina se o acidente for em um local isolado, sem sinal de celular? Não basta apenas um smartphone de ponta com os apps mais atualizados se não tiver uma rede de conexão digna, não é mesmo?! ¯\_(ツ)_/¯

E aí, já tem baixado o What3words no seu celular? Ou, algum outro da lista? Faltou o app que você usa? Quer compartilhar outros com a gente?

Deixe o seu comentário. A gente vai adorar ler. E antes de ir para o próximo texto, dá uma olhada nas capinhas da Decoskin temos certeza que você vai localizar uma perfeita para proteger seu celular. 😛

Deixe uma resposta